top of page
IMG_20221109_185818.jpg

nome feminino

Co-criações... 

Desenho e facilito processos e metodologias de aprendizagem criativas,  compartilho as minhas experiências e ferramentas metodológicas em formações, vivências,  palestras e encontros. 

Minha pesquisa e prática, são inspirados na Filosofia Elos, Jogos Cooperativos e cênicos, Comunicação Não- Violenta, Pedagogias circulares, educação parental, saberes e práticas da cultura popular quintaleira, e no estado de ateliê nos processos de aprendizagem.

Geralmente trabalho em parceria com organizações, negócios sociais, coletivos, fundações, empresas, que tem como foco a atuação na educação formal e não formal, e desejam realizar  processos de aprendizagem de forma lúdica, criativa resultando em materializações coletivas e comunitárias.  

Compartilho aqui registros de algumas experiências... 

Caso você tenha interesse em co-criar comigo, entre em contato!  

 Encontro Anual da Be The Earth Fundation 
Cidade do Cabo - África do Sul 

A ambiência foi desenhada e facilitada  na abertura do encontro internacional, uma recepção para ativistas de várias partes do mundo, com línguas e culturas diferentes,  se conhecerem pessoalmente depois de 2 anos de encontros virtuais . As estações convidavam as mulheres a se conhecerem descanso, se cuidando, comendo brigadeiro, escrevendo cartas, se desenho em silêncio, fazendo bonecas de forma artesanal. 

Diálogos das Culturas Oceânicas_ Lab. de Ideias
Sesc Santos - SP

A Ambiência foi desenhada e facilitada para que pessoas indígenas, ribeirinhas, ativistas pelo clima e oceanos, universitários, pesquisadores se encontrassem para sonhar e desenhar uma rede na Baixada Santista , com a intenção de fortalecer as relações e criar micro e macro ações que contribuíssem com a proteção dos oceanos.

Veja aqui a Facilitação Gráfica do encontro feito por Franscina Buonanotte: 

Link em breve

Toca - Brincar e Criar
Vila Anglo - SP

Por 3 anos  fui mentora das educadoras-fundadoras desse quintal brincante, que abriu suas portas durante a pandemia com o objetivo de formar uma comunidade de aprendizagem para crianças pequenas e suas famílias, na Vila Anglo - SP

Contribui com minhas experiências de materialização de projetos comunitários na relação com as familias, com as minha pesquisa sobre infância, arte e natureza. 

Apoiando no desenho dos pilares pedagógicos : arte, natureza , brincar e comunidade. 

Movimento dos Quintais Brincantes 
Articulação nacional de educadoras

Integro o núcleo de articulação do movimento, apoiondo na realização de ações, projetos e me relacionando com parcerias que tem interesse em expêriencias quintaleiras e formações para educadores. 
Aprendo e inspiro nossa relação com as infâncias , a natureza e pessoas adultas,  interessadas em brincar e viver em harmonia com a natureza que somos.  

Comunidades Brincantes 
Diversas cidades do Brasil

Mais infos em breve

Revitalização da Praça do Espaço Alana 
SP

Mais infos em breve

Caminhos da Escola
Campinas - SP

 O projeto revitalizou espaços públicos (praças e calçadas) em bairros periféricos de Campinas, junto com crianças de EMEIS, EMEFs e organizações de contra turno escolar, a partir de sonhos para que o caminho casa x escola se tornassem mais brincantes - Parceria com Instituto FEAC

Nutrição para Imaginação Diversas regiões de SP 

Co-criado por 9 mulheres  que se relacionam com as Infâncias, o Projeto “ Nutrição para Imaginação" entregou com apoio de pessoas e organizações, 2.000 caixas de materiais de arte e criatividade para famílias com crianças, em regiões vulneráveis da cidade de São Paulo. Impulsionou o movimento Inspira(ação) facilitando encontros com pessoas e organizações interessadas em criarem projetos similares. O projeto aconteceu nos 2 primeiros anos da pandemia causada pelo COVID-19 ( 2020/21).

Para saber mais sobre esse projeto acesse:

https://www.instagram.com/nutricaoparaimaginacao/

Caminhão de Brincar
 
Brasilândia - SP

Mais infos em breve

Brinquedoteca Contêiner
 Morro Santa Maria - Santos/ SP

Mais infos em breve

Oasis pelos Brasil 

Mais infos em breve

bottom of page